sexta-feira, 10 de julho de 2015

Na reunião do Fórum de Mulheres do Paraná, discutindo garantia de direitos, políticas públicas, participação e paz! ‪#‎ÉPelaDignidadeFeminina‬


Na reunião do Fórum de Mulheres do Paraná, no dia 08 de julho discutimos sobre garantia dos direitos, sobre as políticas públicas e conhecermos mais sobre a Patrulha Maria da Penha da guarda municipal  ou guarda mulher projeto que em 1 ano fez em média 5.000 visitas de mulheres vitimas de violência com 1.200 casos com retorno e mais de 1.000 sendo monitoradas e o trabalho dessas equipes funciona de domingo a domingo intensamente e que o serviço  dispõe do numero 153 e que qualquer problema relacionada a mulher poderá ser acionado esse serviço a qualquer momento. Pudemos contar com a presença da Secretária Muniicipal da Mulher Roseli Isidoro e que também pudemos discutir sobre as conferencias que irão acontecer nesse ano e também a conferencia Livre por mais direitos. Também foi lembrado da questão dos 2 ônibus Lilás Unidades móveis de enfrentamento a violência da mulher no Campo e na Floresta em que deveria estarem em pleno funcionamento e que simplesmente o governador do estado sumiu com os mesmos e também o dinheiro que veio para a manutenção,  e com isso a ausência dessa politica Pública (SPM).

 Também foi nossa pauta em que as Mulheres  manifestam seu repúdio e indignação com a violência sexista a que vem sendo submetida a presidente Dilma Rousseff, com a proliferação dos infames adesivos para carros. O debate e a divergência políticos são saudáveis e devem existir em qualquer democracia. Machismo, não!




.
Elza Campos também presente na reunião, uma das fundadoras do Fórum



Unidade móvel que sumiu do Estado do Paraná, isso porque o nosso Estado é o 3º mais violento e com esse programa estaríamos diminuindo e muito esse índice altíssimo.


Equipados com duas salas fechadas para garantir a privacidade, o ônibus Lilás já estaria percorrendo aqueles cantinhos em que não tem as delegacias da Mulher implantando desta forma um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. Durante todo o período  o ônibus integraria as atividades desenvolvidas pelo programa,   percorreria a outros municípios do Estado. O ônibus é composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. Conforme a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fátima Maria, o ônibus é um equipamento novo, recebido recentemente pela Secretaria a partir do Governo Federal.  A partir de uma parceria com as prefeituras municipais. Conforme Fátima há um fórum instituído no Estado que define o percurso realizado pelo ônibus, que tem a participação de movimentos sociais dos municípios, conhecedores da realidade e necessidade de onde o ônibus deve passar e quem ele deve atender. 
Fonte: Daiane Roldão/ Launa Mesa/SPM



Um comentário: